sexta-feira, 30 de abril de 2010

[primeira semana de atelier com] Loïc Touzé et Stéphane Bouquet [avec atelier semaine prémière]

Com a atenção voltada para relação entre dança e imagem cinematográfica começamos nesta semana o trabalho com o coreógrafo e dançarino francês Loïc Touzé [http://www.loictouze.com/] e com o escritor, roteirista e critico de cinema Stéphane Bouquet [http://fr.wikipedia.org/wiki/Stéphane_Bouquet].
A partir dos diagramas, sobre a noção do olhar nas diversas emoções, feitos pelo dançarino e teórico em dança italiano Carlo Blasis [1795-1878] desenvolvemos um estudo de fragmentação do corpo, observando o que se transformava em cada uma das etapas, olhar primeiro, mão primeiro, diferentes velocidades de transformação entre uma emoção e outra.
O interessante sobre este trabalho foi entender que os diagramas reportam à uma determinada época e portanto à um determinado corpo, que podemos encontrar também na pintura e em outros tipos de registros desta mesma época. Então apreendê-lo é vivenciá-lo por instantes e fragmentá-lo é de um certo modo estabelecer um diálogo atual com este corpo, com esta representação de corpo, assim o registro se transforma inevitavelmente criando ainda um outro corpo. Tão interessante quanto fazer, foi observar meus outros colegas de trabalho e entender que através da tentativa de 'executar' movimentos padrões cada um estava e é absolutamente encharcado de seus próprios registros, principalmente os culturais, mais um ciclo de 'extrangeirices'. 









0 comentários: