domingo, 5 de dezembro de 2010

sobre a oficina - desloco em corpo e imagens.

A oficina realizada entre os dias 23 de novembro e 02 de dezembro na Escola de Dança da Fundação Cultural de Estado da Bahia foi uma atividade gratuita, integrante do plano de ações de contrapartida deste projeto.

Ministrada por mim, Ana Pi, esta experiência foi uma oportunidade de troca, experimentação e diálogo entre a pesquisa realizada durante o desloco e o trabalho/investigações das 3 principais participantes da oficina, as artistas:

Nossos encontros [6 dias x 4 horas p/dia = 24 horas] foram dedicados ao entendimento experiencial do desloco, tanto em relação ao que foi aprendido durante à formação EX.E.R.CE 2009/10 quanto no que diz respeito às minhas próprias questões artísticas encontradas durante a realização deste projeto. Houve diversas conversas onde pudemos perceber o modo com que cada uma entende as palavras: corpo e imagem, também fizemos práticas básicas do método Feldenkrais, exercícios de dança e escrita livre, modos de olhar e derivar na cidade [Pelourinho], discussão/prática das possibilidades de uma câmera filmadora e investigamos criativamente várias facetas da palavra projeção.

Cléia Alves, artista amazonense, fez um trabalho super atencioso de documentação destes nossos encontros, que ao meu ver é um desloco em deslocamento, um desdobramento. A galeria de imagens pode ser conferida no endereço: http://picasaweb.google.com/cleia.alves98/OficinaDesloco# e suas impressões podem ser acompanhadas em seu blog pessoal citado acima.

Infelizmente a oficina, embora direcionada a 15 artistas, foi muito pouco procurada, o que vejo como uma necessidade de repensar o objetivo real dos planos de contrapartida e principalmente como estas ações são apoiadas pelo organismo financiador do projeto. Porém este fato fez com que nossas investigações pudessem ter um tempo muito mais atencioso e aprofundado, tanto em relação às pequisas realizadas quanto nas relações profissionais estabelecidas durante este encontro, o que foi imensamente gratificante e enriquecedor.

Cléia também trabalhou em alguns videos depois que a oficina havia terminado, confiram:




















2 comentários:

Cléia Alves disse...

Ana,adorei a oficina e saiba que rendeu e vai render muitos frutos a sua pesquisa e ainda reverberará em minha idéias criativas.Adorei nosso encontro espero que a gente se veja em breve.Um feliz natal e que em 2011 seus planos se realizem plenamente.Um beijão e muito obrigada pelo seu carinho.

Cléia Alves disse...

Obrigada pela divulgação do blog,das fotos e vídeos,eles foram feitos com muito carinho pela arte,rsrs,bjs.

Cléia Alves.