sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

deslocando para o fim.

O projeto Desloco em Corpo e Imagens, proposto pela artista Ana Pi (Ana Carolina Moura de Oliveira), teve por objetivo contribuir para o avanço da produção artística, criação e pesquisa, em dança contemporânea e imagem (audiovisual e fotografia). Esta pesquisa, configurada enquanto residência artística, foi realizada durante a formação profissional EX.E.R.CE 2009/10, Centre Chorégraphique de Montpellier - Languedoc Roussillon - França, que nesta edição problematizou o dialogo entre corpo e imagem em distintas vertentes artísticas, tais como: a obra do coreógrafo Merce Cunnigham, a Comédia Musical e o Cinema. Tais conteúdos foram trabalhados em três módulos/seminários e, paralelamente, a artista desenvolveu estratégias de criação em dança e imagem cujo objetivo consistiu em relacionar a experiência de aprendizagem em Montpellier às vivências urbanas anteriores em Salvador. Esta estrutura de trabalho possibilitou tanto o fortalecimento de sua pesquisa artística individual, quanto sua atuação como agente difusora da cultura cultura brasileira, sobretudo da dança contemporânea que é feita em Salvador-Bahia, no grupo dos doze estagiários, o qual foi única representante latino-americana.
A artista participou de todas as atividades do Centre Chorégraphique National de Montpellier durante os 9 (nove) meses que esteve na instituição, sendo elas relacionadas
ou não à formação EX.E.R.CE 2009/10, tais como, aulas praticas e teóricas, palestras, laboratórios de criação individual, workshops, espetáculos, cinema comentado, festivais de dança,etc. Esta experiência foi relatada semanalmente em textos, fotografias e vídeos no blog do projeto, que foi acessado por pessoas de diversas partes do mundo, dada à característica cosmopolita desta formação.
A realização deste projeto criou a possibilidade de dialogo criativo entre Ana Pi e os demais jovens artistas da equipe EX.E.R.CE 2009/10, ampliando seu entendimento de dança e imagem através dos diferentes contextos culturais apresentados nesta relação de troca, apontando, deste modo, perspectivas futuras de parceria artística. A equipe dos doze jovens artistas teve, também, a oportunidade de trabalhar com profissionais consagrados da dança e do audiovisual, sendo eles: Mathilde Monnier, Isabelle Launay, Foofwa d'Immobilité, I-Fang Lin, Banu Ogan, Lisa Nelson, Christine Rodès, Charles Atlas, Mark Tompkins, Gilles Toutevoix, Frans Poelstra, Robert Steijn, Eric Scialo, Philippe Laboual, Yannick Guédon, Stéphane Bouquet, Loïc Touzé, Rémy Héritier, Patric Chiha, Mathieu Bouvier, David Wampach, Arnaud Kancel, Philippe Blanc, Claude Espinassier, Rita Quaglia e Lluis Ayet. Esta orientação diversa e qualificada apresentou-se como oportunidade impar na trajetória artística de Ana Pi, principalmente porque teve contato direto com artistas referentes para sua carreira, como por exemplo Charles Atlas, artista precursor da videodança, gerando um entendimento bastante apropriado destes modos de trabalhar que tanto inspiram os jovens artistas de sua geração.
Dentre as atividades propostas pelo programa da formação, Ana Pi, participou durante todo ano de pequenas mostras de seu processo criativo abertas ao publico realizadas nos studios Yano e Bagouet, sendo elas: Ceci n'est pas Merce Cunnigham, Exercices de Copie, Merce par Banu par EX.E.R.CE, Bemvinda primavera - primavera Bemvinda, Entrelinhas e ponto. Atuou como criadora-intérprete no espetáculo de comédia
musical Puttin'on a Show dirigido pelo coreógrafo Mark Tompkins, revista musical apresentada tanto no Centre choregraphique national quanto no festival internacional de dança contemporânea Uzès Danse. Através do solo Point, ligne ou Dois de Julho, encerrou a principal etapa criativa do projeto Desloco em Corpo e Imagens, este solo foi apresentado durante o EX.E.R.CE last days, evento produzido pelos doze estagiarios dentro da programação do prestigiado festival de dança conteporânea Montpellierdanse, onde também foram exibidos os vídeos realizados durante a formação, performances de ocupação do prédio da instituição o convento medieval Ursulines, solos e trabalhos de colaboração coreográfica.
Os saberes gerados nesta experiência foram reorganizados em duas oficinas gratuitas ministradas por Ana Pi. A primeira delas foi realizada no próprio Centre chorégraphique a convite da equipe núcleo pedagógico da instituição, direcionada a 21 crianças da Escola Jules Verne - Montpellier teve como propósito estimular a reflexão sobre memória corporal, escritura coreográfica e imagem fotográfica através do universo lúdico infantil e da lomografia. A segunda oficina, atividade de contrapartida, já foi realizada em Salvador após a etapa do projeto em Montpellier, Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, direcionada a um publico de artistas da dança este encontro teve por objetivo compartilhar os saberes gerados durante a vivência no EX.E.R.CE buscando criar diálogos tanto com as pesquisas das artistas participantes quanto com a perspectiva de trabalho performático no centro histórico de Salvador.
A ultima atividade (gratuita) do Desloco em Corpo e Imagens, realizada na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, consistiu numa palestra integrante do programa Conversas Plugadas onde a artista apresentou todos os resultados do projeto. Nesta ocasião Ana Pi pode trocar informações de modo mais intimista e informal com o publico, através da explicação detalhada do blog e do processo criativo do solo Point, ligne ou Dois de Julho,
esclarecimentos sobre a estrutura desenvolvida no projeto, receber os comentários e curiosidades, apresentar o projeto em números. E, principalmente, ressaltar a importância dos dois apoiadores financeiros do projeto Desloco em Corpo e Imagens: o Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, através do Edital de Residência Artística [2009]. E o Ministério da Cultura do Brasil, através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural [viagens para o mês de outubro, 2009]. O primeiro deles promoveu o desenvolvimento e produção da pesquisa e, o segundo financiou as passagens de avião, Salvador/Montpellier. Ambos apoios foram conquistados através de seleção pública, Estadual e Nacional. Nesta palestra a artista-pesquisadora Ana Pi também pode destacar a importância da instituição anfitriã, o Centre chorégraphique national de Montpellier Languedoc-Roussillon, que concedeu lhe Ana Pi uma bolsa integral de estudos para o programa EX.E.R.CE 2009/10.

Desloco em Corpo e Imagens em números:

ATIVIDADE
UNIDADE DE MEDIDA
QUANTIDADE
REPERCUSSÃO
Blog desloco.blogspot.com
POSTAGEM
39
2500 acessos
Modulo 1
Merce Cunnigham
HORAS
315
45 encontros
Modulo 2
Comédia Musical
HORAS
315
45 encontros
Modulo 3
Captação/Cinema
HORAS
280
40 encontros
Apresentação
- processo criativo.
CRIAÇÃO ARTISTICA
6
300 espectadores
Oficina
PLANO DE ACESSO
2
27 participantes
Espetáculo
Puttin'on a Show
APRESENTAÇÃO
4
600 espectadores
Conversas Plugadas convida Ana Pi
PALESTRA/PORTFÓLIO
1
12 participantes
Profissionais consagrados - orientação
CONTATO
26
qualificação profissional
Laboratório
HORAS
175
desenvolvimento da pesquisa
EX.E.R.CE last days
APRESENTAÇÃO
4
200 espectadores
Festivais Internacionais
PARTICIPAÇÃO
2
qualificação profissional

Avaliação:
As atividades realizadas na instituição anfitriã puderam ser realizadas em sua totalidade, em função de sua estrutura impecável. Os profissionais-orientadores da formação EX.E.R.CE 2009/10 trataram os jovens artistas da equipe sempre com muita generosidade e inquietação, apresentando suas especialidades de um modo aberto, gerador de novos conhecimentos. A equipe do doze jovens artistas se configurou como uma rede internacional de colaboração, durante toda a formação foram desenvolvidas estratégias de troca e dialogo artísticos, apontando para relações de trabalho e parceria futuros.
Embora, tenham sido poucos os comentários e sugestões, as visitas ao blog do projeto surpreenderam a estimativa inicial, tendo acessos de países como Taiwan, Estados Unidos, Brasil, França, etc. A instituição anfitriã, Centre chorégraphique national, considerou a iniciativa louvável para o acervo, registro e memoria, das atividades realizadas por eles, principalmente por ser acessível a todos.
O processo criativo desenvolvido durante este projeto enriqueceu de modo significativo a carreira profissional de Ana Pi, introduzindo-na às redes internacionais de produção de dança contemporânea a capacitando, desta maneira, no desenvolvimento de projetos futuros de maior porte e significância. Bem como, fortaleceu a emergente vertente de dialogo entre a dança e a imagem no Brasil, tendo em vista que a artista representou o país neste importante programa de formação artística e pôde, ao regressar, difundir o conhecimento adquirido nesta experiência singular.
O fato das atividades em Salvador terem sido realizadas como plano de acesso e, deste modo, não dispondo de verba para produção, fez com que a realização tenha sido adiada por causa da disponibilidade dos espaços públicos, além da divulgação não ter sido tão eficaz. Embora, a oficina tenha sido aberta para 15 participantes, apenas 6 compareceram ao todo, o que não colocou em risco sua plena realização, porém o impacto foi bem menor que o previsto. O mesmo caso se repetiu no programa Conversas Plugadas, onde informações equivocadas sobre o projeto foram colocadas na divulgação e por falta de publico, por pouco a produção da atividade cancelou a palestra da artista minutos antes do inicio da mesma. Estes acontecimentos infelizmente poderiam ter sido evitados caso os planos de acesso dos projetos recebessem um acompanhamento cuidadoso por parte dos organismos apoiadores, pois são atividades tão importantes quanto o intercâmbio em si e muitas vezes o artista proponente é quase impossibilitado de cumprir com esta obrigação. 



0 comentários: